![](https://ee83019b28.cbaul-cdnwnd.com/3d8d3cab6d4540ced0e05cf9e3afe559/200000037-2e66d2e66e/globules-3163133_640.jpeg?ph=ee83019b28)
Homeopatia Integrativa
1. Homeopatia Integrativa
Criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796, a Homeopatia é reconhecida como uma prática da Medicina Tradicional e Alternativa (MTA) e está a ganhar cada vez mais adeptos em todo o mundo. Atualmente, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo realizam tratamentos homeopáticos como forma terapêutica.
2. O que é a Homeopatia Integrativa?
A Homeopatia é uma especialidade médica que visa tratar a saúde física, mental e emocional de cada paciente de maneira individualizada ou seja no contexto integrativo. O tratamento homeopático atua na causa do problema.
Na Homeopatia, a doença é vista como um desequilíbrio da energia vital, que se manifesta inicialmente através dos sintomas funcionais, e estes quando não são tratados evoluem para as doenças, além disso a homeopatia entende que a cura não é somente a ausência de doença, mas sim o restabelecimento do equilíbrio físico, mental e emocional.
3. Como funciona?
A homeopatia atua na estimulação do sistema imunológico do paciente, visando restaurar o seu equilíbrio energético, e dessa forma tratar doenças e sintomas. Para alcançar esse objetivo, utiliza-se medicamentos diluídos capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.
Na homeopatia, existem cerca de três mil homeopáticos diferentes que podem ser recomendados de maneira individualizada de acordo com as necessidades de cada paciente. Os homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal e animal.
3. Quais os princípios da homeopatia?
A homeopatia é orientada por três princípios básicos:
Lei do Semelhante: citada pelo Pai da Medicina, Hipócrates, no ano 450 a.C, esta lei afirma que "os semelhantes se curam pelos semelhantes", isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.
Experimentação no homem sadio: é o procedimento de testar substâncias medicinais em indivíduos sadios para identificar os sintomas que irão refletir sua ação. Assim, é possível obter as doses adequadas dos medicamentos para promover a cura.
Doses infinitesimais: doses elevadas de homeopáticos podem elevar a gravidade dos sintomas. Por isso, os homeopáticos administrados são diluídos e dinamizados, evitando efeitos colaterais e promovendo a cura de forma suave, indolor e duradoura.
3. Como é a consulta com um Homeopata?
Numa consulta de Homeopatia, o diagnóstico não se limita apenas à queixa principal, sendo também avaliados todos os sintomas físicos, emocionais e mentais do paciente, tanto os descritos pelo próprio como os observados pelo homeopata. Numa consulta de Homeopatia todos os detalhes contam, como por exemplo o estilo de vida do paciente no seu dia a dia, os hábitos alimentares, preferências e aversões, medos, estado emocional, padrões de sono, etc. etc..
Habitualmente, a primeira consulta tem uma duração de cerca de 1h30 e as consultas seguintes, que poderão ser quinzenais, mensais ou com desfasamento maior, duram cerca de 45 minutos.